O que é


Musicalização e Linguagem Teatral para bebês de 0 a 3 anos

O curso de musicalização e linguagem teatral para bebês está fundamentado no conceito de estimulação precoce. Em nossa aula, os bebês são colocados em contato com estímulos lúdicos, musicais e de socialização, na presença ativa do responsável. A partir de como cada bebê se relaciona com os respectivos estímulos (curiosidade, medo, vergonha) é que a dinâmica da aula vai sendo construída.

No dia-a-dia das aulas semanais, com uma hora de duração, existe um roteiro relativamente fixo que organiza a evolução da aula.

Começamos com a recepção dos bebês e seus responsáveis com cantigas variadas, na maioria das vezes cantigas de roda, acompanhadas de um instrumento harmônico (violão, cavaquinho, banjo). Os bebês podem explorar esse instrumento da forma que quiserem e puderem (bater, lamber, puxar, afastar) e o professor se encarrega de conduzir essa exploração mostrando como obter sons – das cordas, da caixa acústica.

No segundo momento, ainda focado na estimulação através dos sons e da música, uma bolsa com instrumentos selecionados conforme a aula (instrumentos de percussão e apitos) é apresentada. Os bebês são incentivados a explorar essa bolsa (sacudir, abrir) e escolher cada qual o seu instrumento. Escolhidos os instrumentos, novas cantigas são propostas e cada bebê acompanha conforme seu grau de desenvolvimento. As cantigas escolhidas estimulam a fala, a socialização e exploram os parâmetros musicais (alto-baixo, forte-fraco e rápido-devagar).

O terceiro momento da aula começa após a chamada “hora de guardar”. Os bebês são conduzidos a guardar todos os instrumentos utilizados e a criar esse hábito disciplinar. Uma nova bolsa entra em cena contendo objetos os mais variados (fantoches, bonecos de pano, tecidos, móbiles, etc.). Esses objetos são escolhidos a partir de uma atividade lúdica previamente pensada para trabalhar um aspecto específico do desenvolvimento do bebê (manipular, jogar, dar carinho, alimentar, identificar).

O encerramento, após os novos objetos também serem guardados, é de pé, com uma ciranda que retoma os parâmetros musicais e os condensa à linguagem corporal, onde fraco-forte e rápido-lento são experimentados também através do corpo.

Nossa aula se propõe a trabalhar, através da sensibilização, o desenvolvimento da aprendizagem. O aprender a aprender.


O Curso de Musicalização e Linguagem Teatral para crianças de 6 a 10 anos tem como principais objetivos trabalhar:

O Desenvolvimento do Espírito de Curiosidade em relação à prática musical e teatral através da experimentação das sonoridades e do jogo dramático produzindo práticas musico-teatrais coletivas.

O Desenvolvimento do Saber Sensível – encontrar musicalidade e teatralidade no mundo, considerando que “o artista é um inventor capaz de propor ao público formas inéditas e desconcertantes que o colocam fora das leis da comunicação tradicional” (RYNGAERT in Jogar Representar);

A Apreciação Artística em diferentes produções.


A ideia de um curso que combine a Musicalização e o ensino da Linguagem Teatral surge após o nosso encontro durante seis meses de trabalho em conjunto com músicos e atores no projeto de extensão da UNIRIO “O Hospital Como Universo Cênico”. Ali vivenciamos e experimentamos combinações das duas áreas de conhecimento para promover transformações do ambiente hospitalar que vão além da trilha sonora para uma apresentação teatral. As intervenções no ambulatório infantil e na pediatria nos deram a ideia de aprofundar a investigação dessa combinação clássica num curso livre, como foco na ludicidade e na relação do sujeito com o mundo por uma via artística.

O desenvolvimento da capacidade de jogo inclui jogar para si, jogar com o outro, jogar para os outros. Através do jogo, queremos que o aluno encontre seu próprio gestual, entonação e movimento. Com propostas lúdicas, queremos que o aluno vivencie experiências musicais e desenvolva sua atitude de atenção e escuta do mundo sonoro no cotidiano.

Durante o desenvolvimento de nossa proposta, nos apoiamos principalmente em nossos conhecimentos da obra de Jean-Pierre Ryngaert, Émile Jaques-Dalcroze, Carl Orff, Pina Bausch, Viola Spolin, Lucas Ciavatta, Augusto Boal, Palavra Cantada, Sotigui Kouyaté e nas experiências prévias em trabalhos diversos com diferentes faixas etárias.

É importante frisar que o curso não tem como objetivo realizar uma montagem de final de ano. Esta possibilidade porém não está completamente descartada, considerando que é possível promover uma espécie de encerramento onde os pais ou responsáveis estejam presentes. Dependerá da disponibilidade da turma para se colocar em exposição.